sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Uma Jornada de Sonhos e Resistência: A Editora Patuá Completa 13 Anos

 




Por Carlos Galdino

São Paulo, 2024

Talvez Eduardo Lacerda nem se lembre, tantos anos se passaram. Eu, por ser um pouco mais velho, guardo com nitidez a lembrança de um jovem Eduardo, ainda sem a barba e o cabelão que ostenta hoje, mas com um sonho firme nas mãos: uma bolsa e um exemplar do jornal impresso "O Casulo". Era por volta de 2008, 2010, e Eduardo, então estudante na USP, trazia consigo a ambição de construir algo grandioso.

O tempo passou e nossos caminhos se cruzaram novamente. Em outras ocasiões, o encontrei trabalhando no SP Leituras e, posteriormente, contemplado pelo programa Vai, oportunidade que o levou a me contratar para ministrar uma oficina de cordel no Colégio Caetano de Campos. Lá estava ele, com o mesmo sonho pulsante: a Editora Patuá.



O mundo girou, e com muita luta e resistência, Eduardo concretizou seu sonho. A Patuá nasceu e, desde então, acompanho de perto sua trajetória, sempre torcendo por cada conquista. Inclusive, enviei um projeto com a intenção de publicar na editora, mas o destino ainda não havia traçado esse caminho.

No entanto, a Patuá se consolidou com um trabalho sério e dedicado, demonstrando respeito aos autores e priorizando a qualidade de seus livros em todos os aspectos. Hoje, a editora é um nome importante e relevante no cenário editorial brasileiro, tendo publicado inúmeros títulos, aberto portas para muitos escritores, ganhado prêmios e sido contemplada por diversos editais.


A Patuá é de extrema importância e um símbolo de resistência. Ao completar 13 anos, é mais do que justo celebrarmos suas conquistas e continuar acreditando no sonho que a originou. Vida longa à Editora Patuá!

Carlos Galdino

Bacharel em Direito, poeta, radialista e fotógrafo

São Paulo, 2024

Nenhum comentário:

achados & perdidos

Para André dias - Poesia é besteira - por Rudá