sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Arte que renasce do lixo: Nilson Macedo e a poesia do reaproveitamento em "Apanhador de Desperdícios" - Por Carlos Galdino

 



Exposição no CEU Caminho do Mar celebra a Virada Sustentável com criatividade e consciência ambiental.

Por Carlos Galdino

Em tempos de crescente preocupação com o meio ambiente, o artista plástico Nilson Macedo nos convida a repensar nossa relação com o consumo e o descarte. Através da exposição "Apanhador de Desperdícios", em cartaz na Biblioteca do CEU Caminho do Mar de 25 de novembro de 2024 a 03 de janeiro de 2025, Macedo transforma o que seria lixo em arte, utilizando tampinhas plásticas, garrafas e outros materiais recicláveis para criar peças que instigam a reflexão e celebram a beleza do reaproveitamento.

Nascido em Salvador (BA) e radicado em São Bernardo do Campo (SP) desde 1995, Macedo atua como Auxiliar Técnico de Educação na Prefeitura de São Paulo, mas nunca abandonou sua paixão pelas artes visuais, que o acompanha desde os anos 80. Inspirado pela arte conceitual e pelo Dadaísmo, o artista encontrou na reutilização de materiais descartados uma forma de expressão singular, questionando a função original dos objetos e revelando novas possibilidades estéticas e utilitárias.


O título da exposição, "Apanhador de Desperdícios", é uma bela homenagem ao poeta Manoel de Barros, que em sua obra cantou a beleza das coisas simples e a importância de enxergar valor no que é frequentemente ignorado. Assim como o poeta, Macedo nos convida a olhar com outros olhos para o que consideramos descartável, revelando a poesia e o potencial criativo que se escondem nos "desperdícios" do nosso dia a dia.

A exposição, que integra a programação da Virada Sustentável 2024, é uma oportunidade imperdível para apreciar o talento e a sensibilidade de Nilson Macedo, além de refletir sobre a importância da sustentabilidade e do consumo consciente.

 

Serviço:

  • Exposição: Apanhador de Desperdícios
  • Artista: Nilson Macedo
  • Local: Biblioteca CEU Caminho do Mar
  • Endereço: Endereço: Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 5241 - Jardim Lourdes, São Paulo - SP –
  •  Informações pelo telefone (11) 3396 5599
  • A biblioteca funciona no horário das 08 às 19:30 e aos sábados até as 16h
  • Período: 25 de novembro de 2024 a 03 de janeiro de 2025
  • Entrada: Gratuita

3 comentários:

Anônimo disse...

Nosso nobre conterrâneo,Nilson Macedo, saiu de Salvador pra brilhar em Sampa, assim como Raulzito

Anônimo disse...

Que alegria ser amigo do artista plástico, poeta e escritor, Nilson Macedo. Ele tem um olhar apurado sobre os objetos, ele enxerga com os olhos, com a mente e com a alma. Os projetos criados por ele, embeleza tudo ao seu redor. Nilson Macedo, além de artista é humildade, ele fala com suavidade, trazendo paz em sua voz.

Cosme Santos disse...

Que alegria ser amigo do artista plástico, poeta e escritor, Nilson Macedo. Ele tem visão apurada sobre os objetos. É um artista que enxerga com os olhos, com a mente e com a alma. A suavidade em sua voz transmite paz, ele nos ensina que nada está perdido, prova disso é a beleza da sua arte.

achados & perdidos

Para André dias - Poesia é besteira - por Rudá