quinta-feira, 4 de julho de 2024

Grande Encontro das Periferias de São Paulo será realizado em agosto de 2024

 



Por Carlos Galdino - São Paulo


Está em fase de construção um grande encontro das periferias da cidade de São Paulo, previsto para acontecer no mês de agosto. Este evento se distingue por sua independência política, sem a participação direta de partidos políticos, candidatos ou pré-candidatos. Com a periferia como protagonista central, o encontro se concentrará em suas lutas, reivindicações e urgências.


Durante o encontro, será publicado um manifesto que refletirá as demandas e aspirações das comunidades periféricas. O evento contará com mesas de debates e diversas atrações culturais oriundas das periferias, celebrando a rica diversidade cultural e artística desses territórios.



A organização do encontro está convidando um amplo espectro da sociedade: mulheres, mulheres negras, jovens, idosos, homens negros, trabalhadores e trabalhadoras, LGBTQIA+ e coletivos culturais e sociais, além de movimentos organizados. Todos são muito bem-vindos, desde que estejam dispostos a somar forças e contribuir para o fortalecimento das periferias.


“Queremos construir um espaço inclusivo e representativo, onde as vozes da periferia sejam ouvidas e respeitadas”, afirma Mateus Muradas, um dos articuladores do encontro. “A periferia está cansada da violência, da invisibilidade, do preconceito, da indiferença e da falta de investimentos nos territórios periféricos, que muitas vezes só visam explorar os trabalhadores e trabalhadoras.”



(A foto é da primeira reunião de organização do encontro das periferias realizada no dia 4 de junho de 2024 no auditorio Tiradentes da Camara municipal de São Paulo) 



O grande encontro das periferias promete ser um marco na luta por direitos e reconhecimento, unindo diversas frentes em prol de um futuro mais justo e igualitário para todos.





Nenhum comentário:

achados & perdidos

Para André dias - Poesia é besteira - por Rudá