terça-feira, 19 de março de 2024

Lembrando o Legado de Ivan Bulhões: O Rei do Forró de Caruaru.

 Lembrando o Legado de Ivan Bulhões: O Rei do Forró de Caruaru.

Celebrando a vida e as contribuições inestimáveis do icônico radialista que encantou gerações e fortaleceu a cultura nordestina.

Ivan Bulhões - Ano 2008 Foto Magnus Castanheira. 


Há três anos, em 20 de março de 2021, Caruaru perdia uma de suas figuras mais emblemáticas, o radialista Ivan Bulhões, conhecido carinhosamente como o "rei do forró". Com sua voz marcante e seu inconfundível "quara-qua-quá", Ivan encantou gerações e deixou um legado inestimável no cenário radiofônico do Agreste de Pernambuco e além.

Nascido em 12 de março de 1930, na Usina Utinga Leão, em Alagoas, Ivan Bulhões mudou-se para Caruaru na década de 1960, onde se estabeleceu como uma das personalidades mais queridas e respeitadas do rádio local. Ao longo de mais de seis décadas de carreira, ele não apenas informou e entreteve, mas também se tornou um ícone cultural, especialmente por sua paixão pelo forró, que o levou a criar a lendária "caravana de Ivan Bulhões".

Com o apoio de artistas como Jacinto Silva, Heleno dos Oito Baixos, e Azulão, entre outros, Ivan Bulhões promoveu o forró de Caruaru por meio de quatro discos memoráveis. Sua contribuição para a cultura nordestina vai além da música, pois ele também abriu portas para novos talentos, dando oportunidades a muitos que tiveram seu primeiro contato com o microfone de rádio por intermédio dele.

Seu filho, Ivan Márcio, compartilha lembranças emocionantes de um pai amoroso e inspirador, que apoiava seus sonhos e estava sempre presente em todos os momentos. Para muitos, Ivan Bulhões não era apenas um comunicador, mas um amigo, um incentivador da arte e um verdadeiro pilar na comunidade.

O historiador e professor José Urbano ressalta a importância de Ivan Bulhões na história da rádio e da comunicação, não apenas em Pernambuco, mas em todo o Nordeste. Ele não só compartilhou alegria e forró, mas também fortaleceu a identidade cultural da região, deixando um legado que continuará a ecoar por muitas gerações.

Embora tenha se afastado dos microfones em 2017 devido a problemas de saúde, Ivan Bulhões permaneceu no coração de todos os pernambucanos, que lembram com carinho seus últimos momentos no rádio e celebram sua vida e contribuições inestimáveis para a cultura e a comunicação da região. Seu espírito vibrante e sua voz inconfundível jamais serão esquecidos.




Carlos Galdino - São Paulo 19/03/2024

Bacharel em Direito, poeta, fotógrafo e  Radialista.

Nenhum comentário:

achados & perdidos

Para André dias - Poesia é besteira - por Rudá