quarta-feira, 6 de março de 2024

Da Terra ao Triunfo: A Vitória de Carlin de Judite

 




(Carta para eu mesmo, para a velha Judite e para os que sempre estiveram ao meu lado).


Em meio aos campos áridos e à brisa do Agreste pernambucano, uma história de superação ganha destaque: a jornada de Carlin de Judite até sua colação de grau no curso de Direito.



Originário da aldeia rural do Sítio Gavião, nas entranhas da cidade de Frei Miguelinho, Carlin enfrentou obstáculos que desafiaram até mesmo os mais corajosos. O trajeto diário de cinco quilômetros até a escola, sob o sol escaldante e o olhar de desdém de alguns professores urbanos, era apenas o início de sua batalha. Sem mochila ou uniforme, ele era o "moleque do mato" que desafiava as expectativas impostas por aqueles que não compreendiam sua origem.


Mas Carlin não estava sozinho nessa jornada. Desde os seis anos de idade, sua avó, a querida Judite, lhe escrevia versos que o inspiravam a responder na mesma linguagem. Ela foi sua luz nas sombras da ignorância, ensinando-lhe a ler e escrever, e guiando-o na difícil tarefa de traduzir as palavras para os simples e humildes, os analfabetos que tinham parentes distantes em São Paulo e Rio de Janeiro.


A vida o levou para São Paulo, onde teve que adiar seus estudos em busca de sustento. Mas o sonho de se formar nunca morreu, e Carlin voltou à jornada educacional, enfrentando os desafios de uma pandemia global. Aulas virtuais, adaptações constantes, mas sua determinação era inabalável.


Hoje, Carlin de Judite celebra não apenas a conquista de um diploma, mas a vitória sobre todas as adversidades que a vida lhe impôs. Com gratidão no coração, ele agradece a todos que estiveram ao seu lado, em especial à velha Judite, sua guia, sua inspiração.


Carlos Galdino, ou melhor, Carlin de Judite, é a prova viva de que a origem não determina o destino. Sua jornada, do Sítio Campo do Galvão até o diploma, é um exemplo de que com determinação, apoio e fé, é possível superar qualquer obstáculo.


Hoje, Carlin de Judite escreve um novo capítulo em sua história, levando consigo não apenas um diploma, mas a certeza de que não há limites para aqueles que ousam sonhar e persistir. Sua trajetória é um lembrete para todos nós: que a força interior pode vencer qualquer desafio e que, com coragem, podemos alcançar as estrelas, não importa de onde viemos.


Que sua jornada inspire outros a nunca desistir, pois a verdadeira vitória está na luta e na superação. Carlin de Judite, do Sítio Campo do Galvão, Frei Miguelinho, é um exemplo vivo de que o triunfo é possível para todos aqueles que se atrevem a sonhar.



Esse cara sou EU.




Nenhum comentário:

achados & perdidos

Para André dias - Poesia é besteira - por Rudá