domingo, 10 de outubro de 2010

O DIA DAS CRIANÇAS TAMBÉM É O DIA NACIONAL DA LEITURA

Presente! – essa é a palavra de ordem para o dia das crianças. Elas esperam ansiosas e escolhem de tudo: a roupa da moda, brinquedos modernos, passeios por lugares temáticos e até celulares bem equipados.

O livro, também é um dos atrativos para esta data. Uma vez que tem se tornado um objeto interativo, capaz de emitir sons, vincular jogos, trazer temas modernos, cores e formatos personalizados para cada idade. Um simples passeio pelas livrarias mostra a tamanha diversidade que pode prender uma criança um dia inteiro na escolha de uma boa história.

Desde 2009, o dia 12 de Outubro foi instituído o Dia Nacional da Leitura pelo presidente da República, não por acaso, no mesmo Dia das Crianças, que são os leitores mais motivados. É na infância que nasce o desejo pela literatura, seja por contos, poesias ou quadrinhos e, também são as crianças que mais espalham essa vontade prazerosa de ler para os adultos.

Aproveite esse dia singular para dar livros de Presente! – aliás, o livro é um ótimo presente em qualquer data e para qualquer idade.

O QUE VOCÊ ESTA LENDO?

Você já se imaginou escorregando pelo pescoço de uma girafa, feito um tobogã gigante, vindo lá do céu? Ou já se imaginou fazendo uma viagem submarina, em cima de uma tartaruga, sem usar equipamento de mergulho nem nada?

Pra saber como é que essas aventuras fantásticas terminam, só mesmo "viajando" pelas histórias e pelas imagens encantadas deste livro.

Nzuá e o Arco-íris

Esta é a história de Nzuá. Menino africano. Nascido em Angola. Representa o sonho, de criança que existe em cada um de nós... Um mundo melhor, onde não exista fome, guerra ou fronteira. O mundo da PAZ...

Texto: Julio e Débora D´Zambê - Ilustrações: Isabel de Paiva - Global Editora

Julio e Débora D´Zambê são artistas plásticos formados pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, professores, músicos e pesquisadores da cultura popular. Juntos criaram o Projeto Cultural SANSAKROMA – Sem Fronteiras, em que escrevem, ilustram, cantam e contam histórias dentro e fora do Brasil.

São autores dos livros: “Como o Criador fez surgir o homem na Terra” (Editora Mundo Mirim), “Contos Africanos” (Editora Alyá), “Aysha – Deusa da Vida” (Editora OòrùnD´Zambê).

Promove projetos como o “BUZÃO DE HISTÓRIAS – ENTRANDO NA HISTÓRIA” e “KOMBINANDO CANTOS E CONTOS” que através de um ônibus e uma Kombi ambientados levam música (canção, voz, violão, flauta, tambores, gaita e percussão), contação de histórias, exposição de arte, venda e troca de livros, exibição de filmes, para crianças, adultos e professores a fim de romper com as fronteiras do planeta através de canções e histórias. Objetiva deflagrar histórica e artisticamente a África, o Brasil, Cuba e outros povos; resgatar e identificar a influência de outras culturas na construção da identidade brasileira; desenvolver a sensibilidade e a criatividade latente no ser humano e desenvolver uma cultura de PAZ. Traz em seu conteúdo o trabalho para a formação de um pensamento crítico e introdução do público a novas realidades, para que possa: “perceber-se integrante, dependente e agente transformador da sociedade”.


Conheça: www.sansakroma.com



sansakroma@terra.com.br
fone: (11) 7766-1308 e 2951-9930


Nenhum comentário:

achados & perdidos

Para André dias - Poesia é besteira - por Rudá